Você iniciou essa jornada sonhando com seu cargo público, no caminho houve um deslize, que pode ser resolvido.
Porém, para isso, você precisa de um Advogado Especialista em Concursos.
Mesmo que você tenha direito a ser nomeado, pode acontecer, por vários motivos, que a banca ou o Estado responsável não efetive à sua nomeação. Em outros casos, pode acontecer de você ter o direito de efetivação da sua nomeação mesmo estando no cadastro de reserva.
Um único ponto pode ser o diferencial para você se classificar ou não dentro das vagas. Apesar da prova discursiva ter uma subjetividade grande na correção, ela deve obedecer a critérios objetivos na sua pontuação.
A administração pública tem sim o direito de escolher quem irá os servir, porém, os critérios devem ser claros no edital. Em alguns casos, ainda que a eliminação pareça justa, existem precedentes no STF sinalizando que mesmo que o candidato responda por processo criminal ele não poderá ser eliminado do certame. Esse é apenas um exemplo de ilegalidade.
Isso pode acontecer, e acontece muito. Erros de marcação dos próprios fiscais, erros cometidos pelo próprio candidato e que impedem a conclusão da prova, casos em que o clima pode beneficiar um grupo e prejudicar o outro. Vamos avaliar essa viabilidade junto com você.
Uma fase muito complicada. Para ter legalidade, é necessário que o candidato seja eliminado em uma análise conjunta de testes, e não apenas por um único critério.
Ao passar por essa etapa, você será “julgado” por uma banca que irá dizer se você cumpre os requisitos para continuar no concurso. Caso você não concorde com a avaliação, ou até mesmo discorde da proporção atribuída para as cotas e para os candidatos de ampla concorrência, você deve buscar seus direitos.
Aqui temos uma questão delicada, pois existem algumas exigências que não impedem o candidato de exercer o cargo público. Erros no resultado também podem prejudicar o candidato.
Nem sempre um recurso administrativo é capaz de reverter o não reconhecimento de pontos nessa etapa, por isso, cabe uma análise minuciosa.
Assim como na prova discursiva, essa etapa é muito subjetiva. Porém, como devem obedecer a critérios previstos no edital, são estabelecidos de maneira objetiva.
Aqui acontece um verdadeiro funil. Principalmente, em concursos da área de Segurança Pública. A cada etapa, um grupo é eliminado por uma barreira do edital. Por exemplo: 1000 vagas para soldado, em que apenas 800 conseguem ser nomeados. Logo, se não houvesse esse limite, todas as vagas seriam preenchidas.
Em concursos militares, é regra ter um limite de idade, porém, isso nem sempre precisa ser levado a ferro e fogo. Os Tribunais Superiores já vêm relativizando essa barreira de entrada.
O STF já decidiu de forma objetiva: erros grosseiros e questões não previstas nos editais devem ser anuladas pelas bancas examinadoras.
Você iniciou essa jornada sonhando com seu cargo público. No caminho, houve um deslize, algo que pode ser resolvido.
Porém, para resolvê-lo, você precisa de um Advogado Especialista em Concursos.
Fique tranquilo, sabemos que estamos lidando com sonhos e vamos te ajudar.
Trata-se de uma análise profunda e sincera dos nossos advogados sobre o seu caso e a real viabilidade jurídica. Surgiu da nossa preocupação com os candidatos, sabemos que lidamos com sonhos, e, por isso, só iremos entrar com sua demanda jurídica, caso haja uma mínima viabilidade.
Iremos, literalmente, colocar as cartas na mesa e deixar claro a você as regras do jogo, caso aceite, você terá um acompanhamento personalizado de um advogado especialista para o seu problema.
Olá amigo concurseiro! Eu sou Lindson Rafael, advogado e coordenador do seu projeto.
Sei bem que essa não é a melhor forma de nos conhecermos, pois se está aqui é por que teve algum entrave no seu certame e, acredite, sei bem o que é isso.
Sei por que já fui servidor público por três vezes, todos os cargos da segurança pública e passei por inúmeras fases de concursos.
Vi diversos colegas ficando para trás, mas vi muitos batalhando até o fim e conseguindo entrar de fato no cargo desejado.
Sei bem com o que estamos lidando aqui, com sonhos, o processo é apenas o meio para realizarmos, diante da situação atual.
Mas, quero que fique tranquilo, pois irei te ajudar, não sozinho, mas com uma equipe qualificada, que já ajudou centenas de concurseiros e servidores na garantia dos seus direitos.
Conte com nossa transparência e ética.
© Todos direitos reservados - VIA Advocacia.
Fale Conosco